Topics sofreu um enorme revés do qual pode não recuperar
Uma das grandes apostas da Google para salvar publicidade direcionada na web assim que remove 3rd Party Cookies no seu navegador Chrome acaba de sofrer um grande revés, depois de um grande organismo de padrões web ter rejeitado a proposta.
O setor da publicidade online está a avançar para o prazo de 2024, quando a Google diz que pretende eliminar gradualmente os cookies de terceiros do Chrome, o navegador web mais popular do mundo. Desde 2020, a Google tem vindo a testar uma série de propostas sem cookies como parte da sua iniciativa Privacy Sandbox, que são projetadas para permitir que a publicidade direcionada continue a trabalhar na web, mas de forma a preservar melhor a privacidade dos utilizadores.
Uma dessas ofertas é a API de Topics, que permite aos anunciantes direcionar anúncios para visitantes do site com base em tópicos gerais como "fitness" ou "books", com base no seu histórico de navegação num determinado site durante um período de três semanas. Inferidos pelo navegador, estes tópicos não identificariam o utilizador para o anunciante ou seus fornecedores AdTech. Em vez disso, estes tópicos mostrar-se-iam até cinco áreas de interesse para esse utilizador durante esse período de tempo.
Mas agora o Google pode ter de voltar para a mesa. Na quinta-feira, uma divisão do World Wide Web Consortium, conhecido como W3C, pediu à Google para não avançar com a API de Topics na sua forma atual.
"A API proposta parece manter o status quo de vigilância inadequada na web, e não queremos que vá em frente", escreveu Amy Guy, do Grupo de Arquitetura Técnica da W3C, numa publicação do Github. A TAG é responsável pela construção de consensos em torno dos princípios da arquitetura web.
Um porta-voz da Google disse que, embora apreciasse a entrada da TAG, discordava da caracterização de que os Topics mantêm o status quo.
"A Google está comprometida com os Topics, uma vez que melhora significativamente a privacidade no que diz respeito a cookies de terceiros, e nós avançamos", disse o porta-voz da Google em comunicado.
Guy e a W3C não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
Guy alegou que Topics não dava aos utilizadores controlo suficiente sobre os tópicos partilhados a partir do navegador e que terceiros poderiam juntar dados tópicos com outros dados sobre um utilizador para criar perfis sobre os mesmos.
Guy também estava preocupado que os temas pudessem ser usados para personalizar conteúdo de formas discriminatórias. Isso poderia incluir a capacidade de selecionar quais anúncios para mostrar a grupos de utilizadores inferindo características sensíveis ou protegidas, como a raça de uma pessoa.
A repreensão do W3C é a mais recente de uma série de contratempos nos esforços da Google para combater os cookies de terceiros. Os tópicos, por exemplo, destinavam-se a substituir outra proposta falhada, denominada FLoCs. O prazo para acabar com os cookies de terceiros já foi adiado duas vezes e a Google foi forçada a comprometer-se em 2021 a fazer com que a Autoridade da Concorrência e dos Mercados do Reino Unido supervisionasse os seus planos de lançar alternativas em resposta a uma investigação antitrust.
Os Cookies de terceiros são pequenos ficheiros armazenados no dispositivo de um utilizador que permitem que anunciantes e empresas AdTech rastreiem os utilizadores à medida que navegam em vários sites na web. Permitem que um hotel, por exemplo, direcione anúncios para utilizadores que já visitaram o seu website e ajudem os anunciantes a medir se as suas campanhas estão a funcionar. No entanto, outros navegadores como o Safari da Apple e o Firefox da Mozilla já bloqueiam cookies de terceiros por razões de privacidade.
Guy também observou no post do Github que a proposta de Topics não tinha recebido apoio da Mozilla e Webkit, responsável pelos navegadores Firefox e Safari, respectivamente.
Robin Berjon, chefe de padrões e governação da empresa de investigação Protocol Labs e membro do conselho de administração da W3C, disse que os últimos desenvolvimentos da TAG sugerem que a API de Topics tem poucas hipóteses de ter um futuro credível.
"Nenhum outro vendedor de navegador o quer, e a autoridade de topo na arquitetura web rejeitou-o", diz Berjon.
Apesar da repreensão do W3C, a Google poderia optar por seguir o seu próprio caminho, até porque os padrões web podem demorar anos a ser embarcados e a Google não é obrigada a cumpri-las. A empresa tem as suas próprias prioridades de negócio e compromisso com a CMA de que não pode remover cookies de terceiros até que as novas funcionalidades ofereçam uma substituição adequada. Os tópicos são especialmente importantes para a Google neste aspeto, porque é relativamente fácil implementar e testar, de acordo com Alex Cone, cofundador da plataforma de aprendizagem de privacidade de anúncios Coir.
"Se descobrirem que traz valor aos anunciantes, vão", disse Cone.
Os testes das propostas de Privacy Sandbox da Google também têm demorado a começar. As editoras já tinham manifestado preocupação com o facto de os Tópicos darem vantagem aos fornecedores da AdTech, uma vez que seriam autorizados a aceder a mais dados dos editores do que aos próprios editores.
Fonte: Business Insider